Em mais um desafio à sociedade internacional, a televisão estatal da Coreia do Norte anunciou ontem que o país já reprocessou combustível do reator nuclear de Yongbion e tem plutônio em quantidade suficiente para fazer uma bomba atômica.
No ano passado, a ditadura comunista de Pionguiangue destruiu a torre de resfriamento do reator na central de Yongbion para atestar seu compromisso com o desarmamento nuclear. Mas voltou à chantagem nuclear que faz sistematicamente desde o fim da União Soviética, rompendo com as negociações hexapartites com os Estados Unidos, a Rússia, a China, o Japão e a Coreia do Sul.
Há poucos dias, o regime stalinista norte-coreano revelou a intenção de enriquecer urânio para ter uma segunda via para fabricar armas nucleares.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário