Os Estados Unidos e a Colômbia assinaram hoje o controvertido acordo que dá direito aos americanos de usarem sete bases militares colombianas, a pretexto de combater o tráfico de drogas e os grupos guerrilheiros de esquerda.
Diante dos reiterados protestos dos países da região, especialmente da vizinha Venezuela, o governo colombiano afirmou que o Acordo Complementar para Cooperação e Assistência Técnica em Defesa e Segurança "se baseia no total respeito aos princípios de igualdade soberana, integridade territorial e não intervenção nos assuntos internos de outros Estados".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário