O bilionário e megaespeculador George Soros advertiu hoje que a economia dos Estados Unidos será um freio à recuperação mundial. Ele criticou o atual regime cambial, pedindo mais regulamentação internacional.
Seu argumento é que o iuã precisa se valorizar diante do dólar para equilibrar as balanças comerciais da China e dos EUA, as economias mais importantes do mundo.
Na sua opinião, isso não acontece porque a moeda chinesa é cotada com base numa cesta de moedas em que o dólar tem o maior peso. Isso amarra a cotação do iuã ao dólar
Esse “arranjo cambial” acabaria levando à desvalorização do dólar diante das outras moedas. Assim, a competitividade chinesa aumenta ainda mais, às custas dos outros países.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário