Jean Sarkozy, o segundo filho do presidente Nicolas Sarkozy quer presidir o conselho de administração de um dos maiores distritos empresariais da Europa. A oposição socialista denuncia nepotismo e alega que é um ato antirrepublicano e monarquista.
La Defense é o bairro de Paris caracterizado pela arquitetura moderna, com um arco monumental construído no governo François Mitterrand. É a região mais rica da capital e do país.
Na semana passada, Jean Sarkozy, que já fazia parte do conselho, anunciou a intenção de se candidatar a presidente. Hoje, os jornais franceses estão cheios de explicações e ironias em torno do tema. Jean tem 23 anos e está no segundo ano do curso de direito.
O deputado e ex-ministro Pierre Moscovici admite que o filho do presidente tem muitas qualidades, mas ainda não tem a experiência para o cargo.
Em defesa de Jean Sarkozy, o primeiro-ministro François Fillon argumenta que ele será submetido a uma eleição. Mas os socialistas não aceitam.
Uma petição na Internet já reuniu 43 mil assinaturas contra a ascensão do filho do presidente Sarkozy. Baixinho, autoritário e ambicioso, Sarkozy é frequentemente comparado a Napoleão Bonaparte, o general que tomou o poder e, em 1804, 15 anos depois da Revolução Francesa, que derrubara a monarquia, se coroou imperador. Depois, nomeou seu filho como Rei de Roma.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário