CAMBRIDGE, EUA - A república islâmica do Irã já dispõe das informações necessárias para produzir ogivas nucleares, afirmou no domingo The New York Times, o jornal mais influente dos Estados Unidos, citando como fonte um relatório confidencial da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O assunto deflagrou um amplo debate nos vários programas de entrevistas da televisão americana. Para a maioria dos analistas, só restam duas opções: tentar destruir militarmente com bombardeios aéreos as instalações nucleares do Irã ou aceitar um Irã com armas nucleares.
Na rede de televisão CNN, o jornalista e cientista político Fareed Zakaria declarou que uma ação militar inflamaria todo o Oriente Médio e serviria apenas para adiar a fabricação de uma bomba atômica iraniana. Na sua opinião, seria mais prudente tentar conter o Irã com o apoio dos países árabes e o poder dissuasório dos arsenais nucleares dos EUA e de Israel.
A AIEA marcou para 25 de outubro a primeira visita de inspeção à usina nuclear de Kom.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário