Dois carros-bomba explodiram hoje perto da Zona Verde, no centro de Bagdá, matando pelo menos 155 pessoas e ferindo outras 700, no pior ataque na capital do Iraque em dois anos.
Na medida em que o Iraque se aproxima das eleições parlamentares, marcadas para janeiro, os terroristas, provavelmente ligados à rede Al Caeda, tentam desestabilizar a situação política do país.
As explosões colocam em cheque mais uma vez a capacidade das forças de segurança iraquianas de manter a ordem no país. Desde o fim de junho, as tropas dos Estados Unidos não fazem mais patrulhamento de cidades no Iraque, dentro do cronograma para uma retirada total até o fim de 2011, como propôs o presidente Barack Obama.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário