A construção de casas novas e a deflação no varejo decepcionaram hoje o mercado nos Estados Unidos, derrubando as bolsas da Europa e da América.
O bom resultado da fábrica de computadores, tocadores de MP3 e telefones celulares Apple, que teve um aumento de 47% no lucro no terceiro trimestre deste ano, levantou as bolsas na Ásia, onde os investidores viram um sinal de aumento do consumo nos EUA.
Mas a construção de casas novas subiu apenas 0,5% em setembro nos EUA, projetando uma construção anual de 590 mil casas novas, quando o mercado esperava 610 mil. Foi uma indicação de fraqueza no setor da economia onde começou a pior crise econômica internacional dos últimos 70 anos.
Outro sinal de debilidade da recuperação foi a queda de 0,6% nos preços no atacado em setembro, devida principalmente à baixa de 2,4% nos preços de energia. Nos últimos 12 meses, a deflação acumula 4,8%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário