domingo, 25 de outubro de 2009

Eleição presidencial vai a segundo turno no Uruguai

Com mais da metade dos votos apurados, as projeções dos resultados indicam que o senador e ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica recebeu 47% a 48% dos votos válidos na eleição presidencial deste domingo no Uruguai.

Tudo indica que terá de disputar um segundo turno em 29 de novembro contra o ex-presidente conservador Luis Alberto Lacalle, do Partido Nacional ou blanco, que recebeu cerca de 30%.

O terceiro colocado, Pedro Borbaberry, do Partido Colorado, com 17% dos votos, já anunciou seu apoio a Lacalle. Ele é filho do ex-presidente Juan María Bordaberry, que fechou o Congresso em 1973 a mando dos militares e governou como ditador civil até 1976, como um testa-de-ferro das Forças Armadas.

Seu candidato a vice-presidente era o ex-jogador de futebol Hugo de León, campeão da Libertadores e do mundo pelo Grêmio 1983.

Os três principais institutos de pesquisa do Uruguai coincidem em que vai haver segundo turno. Já a proposta de revogação da Lei de Caducidade, que anistiou os crimes cometidos pelas forças de segurança durante a ditadura militar (1973-1985), não deve ser aprovada.

Dois institutos de pesquisa dão maioria parlamentar à esquerdista Frente Ampla, o partido de Mujica. Outro prevê um equilíbrio entre as bancadas do governo e da oposição.

Nenhum comentário: