quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Micheletti contrata lobistas por US$ 400 mil

NOVA YORK - Em uma tentativa de conquistar apoio nos Estados Unidos, o governo golpista de Honduras contratou lobistas por US$ 400 mil, revela hoje o jornal The New York Times. São assessores e empresas de advocacia ligadas à secretária de Estado, Hillary Clinton, e ao senador John McCain, derrotado por Barack Obama na eleição presidencial do ano passado.

Vários desses lobistas, como os ex-secretários de Estado adjuntos para a América Latina Elliot Abrams e Otto Reich, tem um passado de luta contra a esquerda latino-americana durante a Guerra Fria. Eles veem a crise hondurenha como uma batalha crucial contra a influência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na região.

Os EUA são o maior parceiro comercial de Honduras. Sua pressão pode ser decisiva para derrotar o golpe de 28 de junho de 2009.

Desde a primeira tentativa do presidente deposto, José Manuel Zelaya de voltar ao país sem um acordo, Hillary criticou-o, acusando-o de agir irresponsavelmente, com risco de acirrar o conflito e causar derramamento de sangue.

Nenhum comentário: