Dois novos dados comprovam a força cada vez maior da economia da China. O país que mais cresceu nas últimas décadas já tem 130 bilionários e está vendendo mais de um milhão de carros novos por mês no mercado interno.
Agora, a China só tem menos bilionários que os Estados Unidos, onde são 359. Enquanto a maior economia do mundo perdeu US$ 18 trilhões com a crise econômica internacional, os bilionários chineses passaram de 101 a 130.
O chinês mais rico é Wang Chuanfu, com fortuna estimada em US$ 5,1 bilhões. Há um ano, ele não estavam entre os 100 mais ricos. Sua fábrica de baterias e carros elétricos, a Byd, se beneficiou com a expansão da indústria automobilística chinesa, que deve crescer 30% neste ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário