quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Etiópia pede ajuda para 6,2 milhões de famintos

Vinte e cinco anos depois, a fome volta a assolar a Etiópia. O governo do país pediu hoje ajuda de emergência para salvar 6,2 milhões de famintos.

Mais de um milhão de etíopes morreram em 1984. As imagens chocantes mobilizaram o mundo. Uma série de iniciativas, inclusive concertos de rock e a gravação da música We Are the World, arrecadaram milhões para as crianças da Etiópia, o segundo país mais populoso da África.

Hoje, a campanha Levante-se, Aja e Acabe com a Pobreza entrou para o Guinness - o Livro dos Recordes. No ano passado, mobilizou 173 milhões de pessoas em 3 mil ações realizadas em 120 países para lutar pelas Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, cujo objetivo é reduzir a miséria.

Mas o diretor regional da organização não governamental britânica Comitê de Oxford para Alívio da Fome (Oxfam), Paul Lomas, adverte que o problema básico não mudou: milhões de africanos ainda não são capazes de produzir comida ou riqueza suficiente para se alimentarem dignamente. Ele reclama da falta de uma visão de longo prazo que vá além das ajudas de emergência.

Nenhum comentário: