Depois de uma semana com atentados terroristas que mataram pelo menos 150 pessoas, o Exército do Paquistão lançou hoje uma ofensiva contra o principal reduto da milícia fundamentalista muçulmana dos Talebã, na região do Waziristão do Sul.
A capital, Islamabade, e as principais cidades paquistanesas estão sob clima de guerra, com barreiras policiais nas ruas e cachorros para farejar explosivos.
Os paquistaneses se dividem. Enquanto os muçulmanos radicais veem uma conspiração dos Estados Unidos, da Índia e de Israel para enfraquecer o país, outros não aguentam mais o terrorismo e temem pelo futuro do Paquistão, se a situação atual não for controlada.
Depois de uma batalha para retomar a sede da delegacia regional da polícia federal paquistanesa em Lahore, considerada a capital cultural do país, o governo ordenou uma ofensiva contra as bases dos extremistas muçulmanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário