sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DEU RIO 2016

BOSTON, EUA - A cidade de Chicago é conhecida como a terra dos blues, a música americana que expressa o lamento dos escravos negros. Em inglês, a palavra também significa depressão. É assim que Chicago se sente hoje, depois de ter sido eliminada na primeira votação do Comitê Olímpico Internacional para a escolha da sede da Olimpíada de 2016.

Apesar da presença do casal Barack e Michelle Obama e de Oprah Winfrey, a apresentadora de maior sucesso da televisão dos Estados Unidos, ganhou o Rio de Janeiro, com sua promessa de usar os Jogos para promover o desenvolvimento social da cidade.

Como observou o jornal americano The Wall St. Journal, a vitória do Rio aumenta o status do Brasil no cenário internacional e melhora ainda mais o legado do presidente.

Nos dias que antecederam à votação, houve duas mortes de adolescentes em brigas de gangues de rua. Quando um especialista foi questionado na CNN se isso teria pesado na decisão, ele observou que "o problema de segurança do Rio é muito pior do que o de Chicago. Aqui, temos uma infraestrutura montada. O Rio terá de partir de zero".

Agora, o Rio precisa fazer o dever de casa, reduzir a violência urbana a níveis minimamente aceitáveis e ampliar a rede do metrô, como aliás foi prometido antes dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Nenhum comentário: