segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Morales muda comandantes militares

Em uma medida inesperada, o presidente Evo Morales mudou hoje os principais comandantes militares da Bolívia, a três semanas do referendo que deve aprovar uma nova Constituição para implantar suas reformas socializantes.

Morales estaria insatisfeito com o comandante-em-chefe das Forças Armadas, general Luis Trigo, que criticou a "influência estrangeira" durante o conflito do governo central com os departamentos governados pela oposição, que lutam por autonomia regional, no ano passado.

Na época, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ofereceu ajuda militar a Morales, caso o conflito degenerasse numa guerra civil. O general Trigo declarou que qualquer força estrangeira seria considerada inimiga.

Sem admitir qualquer problema, o presidente agradeceu às Forças Armadas por defenderem a unidade nacional e a soberania da Bolívia diante do que chamou de "provocações e agressões internas e externas".

O novo comandante, contra-almirante José Luis Cabas Villegas, jurou lealdade ao governo e ao país. Ele vem da Marinha, a arma mais fraca, já que o país não tem saída para o mar, mantendo apenas uma força naval simbólica estacionada no Lago Titicaca.

Nenhum comentário: