A secretária Hillary Clinton iniciou seu trabalho ontem no Departamento de Estado anunciando uma nova era para a política externa dos Estados Unidos.
“O presidente Obama deu o tom, o compromisso com o respeito aos valores americanos. A política externa tem três pilares: defesa, diplomacia e desenvolvimento. As últimas duas são essenciais para alcançar os objetivos de longo prazo dos EUA, para garantir o futuro dos EUA. Nas audiências no Congresso, falei muito de poder inteligente. Atrás do poder inteligente, há pessoas inteligentes, e essas pessoas são vocês”, declarou Hillary, convocando os funcionários a um debate permanente.
Ele defendeu a busca de “instrumentos e soluções do século 21. Quero que pensem além dos padrões normais. Não há nada que eu goste mais do que um bom debate.”
À tarde, Obama foi ao Departamento de Estado, onde Hillary nomeou dois enviados especiais.
O ex-senador George Mitchell, ex-presidente da Comissão das Forças Armadas do Senado, terá de usar todo o seu talento como um dos principais mediadores da paz na Irlanda do Norte para aproximar outros inimigos inconciliáveis: israelenses e palestinos.
Já o embaixador Richard Holbrooke, negociador do Acordo de Paz de Dayton, entre Sérvia, Croácia e Bósnia-Herzegovina, em 1995, será encarregado do Afeganistão e do Paquistão, dois países-chaves na luta contra o terrorismo dos fundamentalistas muçulmanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário