O primeiro-ministro Ehud Olmert anunciou no sábado à noite que Israel interromperia sua operação militar contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na Faixa de Gaza às duas horas da madrugada de domingo, 18 de janeiro de 2009, 22h de sábado pelo horário de Brasília.
Olmert declarou que não houve acordo com o Hamas, mas Israel recebeu garantias dos Estados Unidos e do Egito de que o contrabando de armas para o Hamas através da fronteira da Faixa de Gaza com o Egito será coibido.
Por enquanto, as forças israelenses vão permanecer na Faixa de Gaza. Se o Hamas disparar foguetes contra o território de Israel, a ofensiva poderá ser reiniciada.
Em 22 dias de guerra, pelo menos 1,2 mil palestinos e 13 israelenses foram mortos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário