Com a forte queda nas exportações, a produção industrial japonesa sofreu em dezembro uma queda recorde de 9,6%.
A segunda maior economia do mundo está em recessão há 14 meses, desde novembro de 2007, concluiu uma equipe de economistas de alto nível encarregada de examinar a situação do país. É a pior crise desde 1967.
O índice de desemprego cresceu de 3,9% para 4,4%, a maior alta em 31 anos, e tende a aumentar. Só hoje, as empresas japonesas anunciaram quase 30 mil demissões.
Por causa da redução nas exportações de produtos eletroeletrônicos, o Sony deve ter um prejuízo de US$ 2,39 bilhões no ano fiscal de 2008, que termina em 31 de março de 2009. Será o primeiro resultado negativo da Sony em 14 anos. A Toshiba espera um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão.
A Nippon Eletric Company (NEC) vai demitir 20 mil empregados e a Hitachi, 7 mil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário