O Reino Unido está oficialmente em recessão pela primeira vez desde 1991, depois de quedas no produto interno bruto de 0,6% no terceiro trimestre e de 1,5% no final de 2008. Esta última foi a maior desde 1980.
Em Londres, o primeiro-ministro Gordon Brown disse estar fazendo tudo para tirar o país da crise, cortando impostos e juros, aumentando os gastos públicos e socorrendo o setor financeiro
A situação do país é gravíssima, com risco de estatização dos bancos e temores de que o Tesouro não consiga bancar os planos de estabilização. O país inteiro iria à bancarrota. Já é chamado de "uma Islândia à beira do Tâmisa".
Depois que o governo anunciou o segundo plano de socorro aos bancos, na segunda-feira, a libra caiu ao menor nível em 23 anos. A oposição conservadora já diz que o país terá de recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI), como fez em 1967 e 1976.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário