terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Obama: os muçulmanos não são inimigos

O presidente Barack Obama escolheu um canal de televisão árabe para dar a primeira entrevista exclusiva depois da posse. Em entrevista à TV Al Arabiya, ele afirmou que "os americanos não são inimigos dos muculmanos".

Obama elogiou a Iniciativa de Paz Árabe, um plano proposto pelo sultão Abdula II, da Arábia Saudita, e aprovado pela Liga Árabe. Os países vizinhos reconheceriam Israel em troca da criação de um Estado Nacional palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Mas, em última análise, observou, israelenses e palestinos precisam se entender. Os Estados Unidos podem apenas mediar.

Outra novidade interessante é a declaração de Obama de que a questão palestina não pode ser isolada de outros conflitos no mundo muçulmano, no Líbano, na Síria, no Irã, no Paquistão e no Afeganistão.

A entrevista coincide com a chegada ao Oriente Médio do enviado especial de Obama para a questão palestinas, o ex-presidente da Comissão das Forças Armadas do Senado dos EUA George Mitchell. Ele foi mediador no processo de paz na Irlanda do Norte, especialmente no desarmamento do Exército Republicano Irlandês (IRA), que lutava contra o domínio britânico na Irlanda do Norte.

Foi recebido pelo rejeicionismo dos radicais. Uma bomba matou um soldado israelense e o Exército de Israel voltou a invadir a Faixa de Gaza, numa operação limitada.

Nenhum comentário: