Diante da guerra entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na Faixa de Gaza, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou hoje que está "muito mais determinado" a lutar pela paz no Oriente Médio.
"Quando você vê civis, israelenses o palestinos, feridos e em dificuldades, parte o coração", declarou o presidente eleito ao programa This Week, da rede de televisão ABC, neste domingo. "Obviamente, me deixa muito mais determinado a tentar romper esse impasse que já dura décadas."
Obama rejeitou a crítica de que ficou calado muito tempo em relação ao conflito Israel-Hamas. Ele alegou que, "se há uma área em que o princípio de que só há um presidente de cada vez, é a política externa. Não podemos ter dois governos mandando duas mensagens num momento de crise."
O que Obama disse estar fazendo agora é preparando a equipe para que a partir do primeiro dia de governo, 20 de janeiro, tenhamos as pessoas mais qualificadas se engajando imediatamente no processo de paz no Oriente Médio como um todo, entrando em contato com todos os atores para criar uma abordagem estratégica que garanta que israelenses e palestinos atinjam seus objetivos".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário