quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Hamas está prestes a aceitar trégua

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) aceitou em princípio uma proposta de trégua feita pelo Egito. Amanhã, o alto assessor do Ministério da Defesa de Israel Amos Gilad vai ao Cairo. O Exército israelense acredita que a máquina militar do Hamas está perto do colapso. Isso divide o governo.

Israel voltou a bombardear a Faixa de Gaza por terra, mar e ar, atacando 60 alvos. Sob a cobertura da escuridão, os soldados iraelenses aproveitaram para avançar. Os combates foram mais intensos no Norte do território palestino e na cidade de Gaza. As forças de elite de Israel já estariam lutando a 1,5 km do centro da cidade.

Pelo menos 18 foguetes palestinos disparados pelo Hamas atingiram o território israelense. O país também foi alvo de três foguetes lançados do Líbano.

As autoridades de Israel estão divididas. Enquanto o primeiro-ministro Ehud Olmert e o serviço secreto interno, o Shin Bet, querem aproveitar o momento para infligir um castigo ainda maior ao Hamas, o ministro da Defesa, Ehud Barak, seria a favor de uma trégua de uma semana para dar ajuda humanitária aos palestinos e gostaria de negociar um cessar-fogo antes da posse de Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos na próxima terça-feira, 20 de janeiro de 2009.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, chegou hoje ao Egito e vai amanhã a Israel pressionar por um cessar fogo imediato. Em entrevista hoje no Cairo, o Hamas vociferou contra a agressão israelense, mas tudo indica que deve concordar com a trégua.

Nenhum comentário: