sábado, 15 de outubro de 2016

Obama libera compra pessoal de rum e charutos cubanos

Em mais uma medida de reaproximação e abertura comercial em relação a Cuba, o presidente Barack Obama liberou ontem a compra de rum e cigarros para uso pessoal por cidadãos dos Estados Unidos.

A partir de segunda-feira, os viajantes americanos poderão comprar quaisquer quantidade de rum e charutos cubanos onde quer que sejam vendidos, desde que seja para consumo pessoal.

Depois de reatar em 2014 as relações com Cuba, rompidas havia 54 anos, o presidente pediu ao Congresso dos EUA, dominado pela oposição republicana, para revogar o embargo econômico total, em vigor desde fevereiro de 1962.

A oposição resiste, mas Obama vai rompendo o boicote aos poucos, com a autorização para americanos viajarem à ilha e agora a liberação do rum e dos charutos cubanos.

Desde 1992, o embargo é lei aprovada pelo Congresso dos EUA e assim só pode ser revogado por deputados e senadores. No momento, a exigência é de redemocratização de Cuba, com eleições diretas disputadas por vários partidos. Isso não virá com os irmãos Fidel e Raúl Castro no poder.

Um comentário:

Anônimo disse...

Liberar charutos e bebidas .... que visão romântica.