sábado, 22 de outubro de 2016

Exército do Iraque e aliados avançam nos arredores de Mossul

Com a cobertura aérea da coalizão aérea de 65 países liderada pelos Estados Unidos, unidades do Exército do Iraque tomaram hoje a cidade majoritariamente cristã de Karakoche e avançaram na vizinha Karamless dentro da ofensiva para reconquistar Mossul, noticiou a agência Reuters citando fontes militares iraquianas.

Um pouco mais ao norte, Bartela já havia sido retomada. Dezenas de militantes continuam entrincheirados em Karakoche. As três cidades estavam sob o controle do Estado Islâmico do Iraque e do Levante desde a queda de Mossul, em 10 de junho de 2014.

O secretário da Defesa dos EUA, Ash Carter, se encontrou hoje em Bagdá com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, para avaliar o andamento da ofensiva. Ontem, em Ancara, Carter anunciou um acordo preliminar entre a Turquia e o Iraque para forças turcas participarem da Batalha de Mossul. Hoje, Al-Abadi declarou que a ajuda será pedida, se for necessária.

Desde o início da ofensiva, em 17 de outubro, o Iraque reconquistou mais de 50 vilas e pequenas cidades. As forças iraquianas estimam que haja cerca de 6 mil combatentes do Estado Islâmico estejam em Mossul.

O custo político e humanitário para retomar a segunda maior cidade iraquiana será elevado.

Nenhum comentário: