sexta-feira, 28 de abril de 2017

EUA têm menor crescimento no primeiro trimestre em três anos

Numa derrota para as promessas do presidente Donald Trump de acelerar o crescimento para 4% ao ano, a economia dos Estados Unidos teve no primeiro trimestre de 2017 o menor crescimento em três anos. O produto interno bruto avançou em ritmo de apenas 0,7% ao ano, rewvelou hoje o Departamento do Comércio, citado pelo jornal The Wall Street Journal.

Sem nenhuma grande realização nos primeiros cem dias de governo, completados amanhã, Trump se vê diante de um consumo doméstico fraco, com o menor crescimento desde 2009, e do menor índice de crescimento trimestral desde o início de 2014.

Nos últimos 12 meses, a maior economia do mundo avançou 1,9%. A previsão da Reserva Federal (Fed), o banco central dos EUA, é de uma alta de 2,1% do PIB em 2017. No último trimestre do ano passado, a expansão foi de 2,1% ao ano.

Com a incerteza econômica causada pelas políticas erráticas e a imprevisibilidade de Trump, caiu a confiança do consumidor, que comprou menos bens duráveis como automóveis e gastou menos com energia durante um inverno menos rigoroso no Hemisfério Norte.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, excluídos os preços mais voláteis de energia e alimentos, subiu para 2,4% ao ano, acima da meta de inflação seguida informalmente pelo Fed, de 2% ao ano. A inflação em alta ajudou a reduzir o poder de compra dos consumidores.

Do lado positivo, o investimento das empresas aumentou em 9,4% num ano e as exportações cresceram num ritmo anual de 5,8%. A maioria dos economistas espera que a queda no crescimento seja temporária e que o crescimento fique em 3% a 4% ao ano no segundo trimestre.

Nenhum comentário: