sábado, 1 de abril de 2017

Líder da Juventude Liberal é morto pela polícia no Paraguai

O líder do setor jovem do Partido Liberal Radical Autêntico no distrito de La Colmena, Rodrigo Quintana, foi baleado e morto com um tiro na cabeça durante as manifestações de protesto contra a aprovação da reeleição presidencial pelo Senado do Paraguai. O jornal local ABC Color atribuiu o disparo à polícia.

Quintana, de 25 anos, foi atingido quando a polícia tentava invadir a sede do partido oposicionista em Assunção, a capital paraguaia, depois de manifestantes atacarem o Congresso e tocarem fogo em escritórios de parlamentares. Durante os protestos, a Ponte Internacional da Amizade, que liga Cidade do Leste e Foz do Iguaçu, no Brasil, foi fechada durante cinco horas.

Em nota oficial, o presidente Horacio Cartes responsabilizou a oposição e a mídia pela violência, acusando-as de tentar "destruir a democracia e a estabilidade política e econômica do país", e pediu calma à população. Mas o Agrupamento Montado da Polícia Nacional atacou o jornal ABC Color com tiros de balas de borracha e feriu dois funcionários. O jornal abriu sua redação para a mídia estrangeira reportar o conflito.

A emenda constitucional deve agora ser examinada pela Câmara dos Deputados, mas a sessão de hoje foi adiada. Os principais interessados são Cartes, o homem mais rico do país, e o ex-presidente Fernando Lugo, afastado em 2012 por um impeachment relâmpago, sem o menor direito de defesa.

Como o ditador Alfredo Stroessner foi eleito em 1954 e só deixou o poder em 1989, num golpe de Estado liderado por um de seus principais assessores, a Constituição do Paraguai proíbe a reeleição.

Nenhum comentário: