NOVA YORK - Em um reconhecimento de que a economia dos Estados Unidos está estagnada, a Reserva Federal (Fed), o banco central deste país, anunciou hoje que vai comprar US$ 400 bilhões de títulos de longo prazo da dívida pública e ao mesmo tempo vender US$ 400 bilhões em títulos de curto prazo.
Essa operação de troca de tíulos visa a reduzir as taxas de juros de longo prazo para estimular a economia, o deprimido mercado imobiliário, onde a crise começou, aumentar as linhas de crédito para hipotecas e o consumo em geral.
A medida baixou os juros como o Fed queria, mas não foi considerada suficiente para restaurar a confiança de empresários e consumidores na maior economia do mundo.
No fim do dia, o Índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, caiu 2,49%. A bolsa Nasdaq perdeu 2,01% e o índice amplo S&P, 2,94%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário