BOSTON, EUA - Por causa de sua aliança incondicional com Israel, os Estados Unidos devem vetar o reconhecimento da Palestina como país independente pelas Nações Unidas, anunciou hoje oficialmente seu presidente, Mahmoud Abbas.
A Autoridade Nacional Palestina deve conseguir o apoio de uma ampla maioria da Assembleia Geral, mas o veto no Conselho de Segurança, órgão supremo da ONU, é praticamente certo.
"O estado nacional palestino deve nascer de uma negociação com Israel", declarou ontem a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, alertando para o risco de um agravamento do conflito.
Mas o pior impacto deve ser para os EUA, que mais uma vez vão ficar contra os árabes, alienando países como o Egito e a Líbia, que atravessam processos de transição que ninguém no que vão dar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário