quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ron Paul culpa EUA pelo 11 de setembro

NOVA YORK - Depois de ser vaiado há dois dias no último debate dos postulantes à candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2012, deputado Ron Paul, reafirmou ontem sua declaração de que os atentados de 11 de setembro de 2001 foram uma reação à política externa do país em relação aos países árabes e muçulmanos.

"O argumento de que fomos atacados por causa da nossa liberdade e prosperidade é falso", declarou ontem Paul em entrevista à CNN. "Se fosse assim, Al Caeda atacaria a Suécia, a Suíça e outros países. Eles nos atacam por causa da presença militar dos EUA na Arábia Saudita e outros países do Oriente Médio, tanto que retiramos nossas tropas da Arábia Saudita".

Ao ser questionado se seu discurso não implica falta de patriotismo, Paul alegou que a própria CIA (Agência Central de Inteligência) criou a palavra blowback para se referir a ações dos EUA no exterior que terminaram provocando golpes contra o país. 

Um exemplo foi o apoio dado aos rebeldes muçulmanos que lutaram contra a invasão soviética no Afeganistão. Em 1988, eles fundaram a rede terrorista Al Caeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro, o que levou à Guerra do Afeganistão, que já a mais longa da História dos EUA.

Os ataques contra a embaixada americana e a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que mataram nove pessoas há dois foram mais uma amostra da resistência da milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes). Isso tira força moral das tropas ocidentais, num momento em que todos os países querem retirar suas forças de lá rapidamente.

Para os Talebã, a sensação é de estar vencendo a guerra. Se resistirem um pouco mais, os estrangeiros vão embora. Nestas condições, as tentativas do governo Barack Obama de negociar com elementos supostamente moderados da milícia fundamentalista não tem muita chance.

Um comentário:

Anônimo disse...

Titulo:
"Ron Paul culpa EUA pelo 11 de setembro"

Ai sim? Então ele quando tirar a segurança forçada que existe nos aeroportos que agora é com uns scanners para ver o que as pessoas tem algo de escondido em si, não irá piorar? Ele diz que certamente pode acabar também com essa segurança, bem este libertino pode muito bem fazê-lo, assim todos os terroristas entram dentro do avião com bombas e tudo pronto e bem orientado e toca a repetir o 11 de Setembro.
A irracionalidade destes políticos também é dar armas às pessoas, dessa maneira, deve ser essa a educação que os políticos querem, pessoas não querem armas ou balas, querem justiça pacificamente.