NOVA YORK - Um atentado terrorista suicida matou hoje o ex-presidente do Afeganistão Burhanudin Rabbani, encarregado de negociar a paz com a milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes), minando a estratégia de paz do governo Hamid Karzai e dos Estados Unidos.
Rabbani presidiu o país num período de grande instabilidade, anarquia e violência, de 1992 a 1996, da queda de Mohamed Najibullah, instalado no poder pela invasão soviética à ascensão dos Talebã ao poder.
Ainda não se sabe que grupo foi responsável pelo ataque. A última grande ação da insurgência foi atribuída pelos EUA a um grupo extremista do vizinho Paquistão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário