quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Níger "não pode fechar" fronteira com a Líbia

Diante de boatos sobre a fuga iminente do ex-ditador Muamar Kadafi, o ministro do Exterior do Níger, Mohamed Bazoum, alegou que seu país não tem como "fechar a fronteira" com a Líbia.

Em entrevista à televisão pública britânica BBC, Bazoum afirmou que Kadafi não entrou no Níger.

Os rebeldes líbios a acreditam que o ex-ditador escapou de Bani Walid. Chegaram a dizer que o coronel estaria cercado no deserto do Sul do país, mas pode ser apenas guerra psicológica.

Kadafi deu entrevista por telefone à televisão da Síria. Em tom de desafio, disse que está dentro da Líbia e que não vai fugir do país.

Para os especialistas ouvidos pela companhia jornalística McClatchy Newspapers, dos Estados Unidos, será difícil para qualquer país da África dar exílio ao ex-ditador, que nos últimos anos tentou se reinventar como líder e patrocinador da União Africana.

“Onde ele estiver, será um centro de desestabilização. Isso é inevitável”, observou o professor Jeremy Keenan, da Escola de Estudos Africanos e Orientais da Universidade de Londres, autor do livro O Saara Escuro: a guerra dos EUA contra o terror na África. “Numa região já desestabilizada, ele seria um barril de pólvora.”

Nenhum comentário: