O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou legal hoje que o país dê ajuda a parceiros da Zona do Euro em dificuldades para pagar suas dívidas públicas, mas exigiu um controle maior do Parlamento.
Para os juízes do supremo tribunal alemão, com sede em Karlsruhe, o orçamento é de competência do Parlamento, que precisa dar sua aprovação "a cada medida de ajuda de grande importância".
A decisão foi festejada pela primeira-ministra Angela Merkel, que prometeu "defender o euro". Também animou os investidores, que veem na crise das dívidas públicas da Eurozona a maior ameaça à recuperação da economia mundial. Imediatamente as bolsas de valores começaram a subir.
Se a ajuda fosse considerada inconstitucional, como queria o grupo de economistas alemães que recorreu à Justiça, os programas de resgate da Grécia, Irlanda e Portugal voltariam à estaca zero.
Agora, a Câmara Federal da Alemanha precisa aprovar a ajuda. Com a reação negativa de parte do eleitorado diante da ajuda a países considerados menos disciplinados, a votação promete ser apertada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário