NOVA YORK - De volta aos cruciantes problemas da economia dos Estados Unidos, depois das homenagens pelos 10 anos dos atentados de 11 de setembro de 2001, o presidente Barack Obama fez agora há pouco novo apelo à oposição republicana para que aprove seu novo projeto de Lei do Emprego.
A proposta inclui cortes de impostos e gastos públicos nos setores de educação e infraestrutura. O problema está no aumento de despesas, que a direita não aceita, entre outras razões porque o Partido Republicano retomou a maioria na Câmara prometendo equilibrar o orçamento, e os deputados devem se candidatar à reeleição em novembro de 2012.
Em discurso nos jardins da Casa Branca, Obama alegou que os 14 milhões de desempregados não podem esperar mais 14 meses, até a posse dos eleitos no próximo ano, por medidas governamentais para melhorar suas vidas.
Será mais uma batalha difícil num país radicalmente dividido desde a eleição de George Walker Bush, em 2000, antes portanto dos atentados de 11 setembro, que não podem ser responsabilizados pela atual crise da maior economia do mundo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário