sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto de 8,9 graus abala o Japão

Um violento terremoto de 8,9 graus na escala abertura de Richter atingiu às 14h46 de hoje pela hora local, 2h46 em Brasília, a costa nordeste do Japão. É o maior a abalar o país desde que os tremores passaram a ser medidos, há 140 anos.

Pelo menos 200 corpos foram encontrados perto de Sendai, a cidade mais próxima do epicentro, que foi no mar, a cerca de 130 quilômetros da costa. Outras 500 pessoas estariam desaparecidas. A expectativa é que o total de mortos passe de mil, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

Por causa da formação de ondas de até dez metros de altura, foi dado um alerta de tsuname em toda a orla do Oceano Pacífico. Ondas gigantes varreram a costa do Japão.

Houve vários tremores secundários, um deles de 7,4 graus. Há muitos incêndios e notícias de que 10 mil pessoas podem estar desaparecidas. Um navio de passageiros e um trem que viajava pelo litoral não foram localizados.


Uma refinaria explodiu em chamas em Chiba. Na central nuclear de Fukushima, um dos reatores pode ter problemas porque os sistemas de resfriamento foram desligados.


As bolsas da Ásia e da Europa e os preços do petróleo caíram.

Nenhum comentário: