segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Produção industrial da Índia cai 5,1%

A produção das fábricas e minas da Índia diminuiu 5,1% em outubro, na primeira queda em dois anos, aumentando a pressão sobre o banco central do país para reduzir suas taxas de juros, o que pode acontecer ainda na próxima sexta-feira.

"Foi muito pior do que esperado. Os quase dois anos de aperto monetário [aumento nas taxas de juros] estão sendo sentidos", comentou o chefe de pesquisas econômicas sobre a Ásia do banco holandês ING em Cingapura, Tim Condon, citado pela TV americana especializada em noticiário econômico CNBC.

A queda na produção industrial indiana foi dez vezes maior do que previsto por economistas ouvidos numa enquete da agência de notícias Reuters.

Na sexta-feira, o Ministério das Finanças da Índia reduziu a expectativa de crescimento para o ano fiscal que termina em 31 de março de 2012 de 9% para algo entre 7,25% e 7,75%.

Desde o início de 2009, o Banco da Reserva da Índia elevou suas taxas básicas de juros 13 vezes para combater uma inflação que se aproximava de 10% ao ano.

Nenhum comentário: