segunda-feira, 27 de abril de 2009

México já tem 149 mortes suspeitas de gripe suína

O ministro da Saúde do México, José Angel Córdova, declarou hoje que houve 149 mortes suspeitas de terem sido causadas pela gripe suína e 26 casos confirmados.

Cerca de 2 mil casos suspeitos de contaminação pelo vírus H1N1 foram notificados no país. Córdova observou que "este é o momento crítico" para enfrentar a epidemia. As aulas foram suspensas em todo o país até 6 de maio.

"Dez estados mexicanos apresentaram casos de morte possivelmente causada pela gripe suína", disse o ministro. "Mas não surgiu nenhum foco novo da doença nas últimas horas. Os estados mais atingidos são basicamente os mesmos: San Luis Potosí, Tlaxcala, Baixa Califórnia, Cidade do México e Estado do México."

Córdova não quis fazer previsões sobre o fim da epidemia: "Enquanto não tivermos uma queda consistente no número de casos durante vários dias, uma queda de mais de uma semana, então poderemos dizer que estamos perto do fim do problema".

O prefeito da capital, Marcelo Ebrard, definiu como prioridades "garantir o acesso aos medicamentos, unificar os critérios de triagem e tratamento, distribuir máscaras cirúrgicas para uso nos transportes públicos, e fazer planos de contingência junto com o setor produtivo".

Nenhum comentário: