segunda-feira, 22 de junho de 2020

China testa 2,3 milhões de pessoas para conter surto em Beijim

Para conter uma segunda onda de contaminação pela pandemia do novo coronavírus na capital, a China testou 2 milhões e 300 mil pessoas, 10% da população de Beijim, em uma semana. 

O novo surto, iniciado no maior mercado atacadista de alimentos da cidade, contaminou pelo menos 227 pessoas. Como só houve nove casos novos, o governo acredita que a situação esteja sob controle. 

A China aumentou a capacidade de testagem na capital para um milhão por dia. Está examinando todos os empregados em fábricas de processamento de alimentos. 

A Alemanha e a Coreia do Sul também enfrentam uma segunda onda. O Brasil passou no fim de semana de 1 milhão de casos e 50 mil mortos.

Nesta segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde anunciou que a doença entrou uma “fase nova e perigosa”. Nas últimas duas semanas, 81 países viram crescimento de casos novos e em 36 houve declínio. 

Num ataque indireto ao presidente Donald Trump, que retirou os Estados Unidos da organização, o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, criticou a politização da pandemia e a falta de liderança global. Meu comentário:

Nenhum comentário: