segunda-feira, 15 de junho de 2020

China enfrenta novo surto da pandemia do coronavírus

A China enfrenta novos surtos da covid-19 e está testando centenas de milhares de pessoas na capital para evitar uma segunda onda de contaminação. A metade dos distritos de Beijim registrou novos casos. Também houve casos em duas províncias. Os últimos dados sobre a economia do país onde surgiu o novo coronavírus revelam as dificuldades da recuperação.

Vinte estados americanos tiveram aumento do número de casos por retomar as atividades econômicas antes da hora, quando a curva da infecção estava subindo. A Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) desautoriza o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina. 

Pela primeira vez na história, a Arábia Saudita vai suspender a peregrinação anual dos muçulmanos à cidade sagrada de Meca.

A Europa reabre a maioria das fronteiras internas, mas permanece fechada para turistas de fora do continente. A abertura para visitantes de fora está marcada para 1º de julho. O Reino Unido reabre o comércio e os consumidores fazem fila desrespeitando a distância mínima de dois metros.

No mundo inteiro, o total de casos confirmados da pandemia chegou a 8,107 milhões, com 438.580 mortes e 4,187 milhões de pacientes curados. Dois por cento dos cerca de 3,5 milhões de pacientes em tratamento estão em estado greve. Dos casos encerrados, 9 % terminaram em morte. Isto é um ponto percentual a menos do que no fim da semana passada. 

Os EUA têm mais casos confirmados, 2.182.548, e mais mortos, mais de 118 mil.

O Brasil é o segundo em número de casos confirmados e de mortes. Registrou mais 769 mortes em 24 horas, elevando o total de óbitos para 44.118. Com mais 23.674 casos novos num dia, o total de casos confirmados chegou a 891 mil 556. Mais de 453 mil pessoas foram curadas.

Apesar do risco de uma segunda onda de contaminação, a Bolsa de Nova York fechou com alta de 0,83 por cento no índice amplo S&P 500, por causa da promessa do banco central americano de comprar mais títulos públicos. A Bolsa de São Paulo caiu 0,45 por cento e o dólar teve uma pequena alta para 5 reais e 14 centavos.

Outro impacto da pandemia é a redução das remessas que cerca de 200 milhões de imigrantes mandam para seus países de origem, que somaram no ano passado 554 bilhões de dólares, cerca de 2 trilhões 850 bilhões de reais, e neste ano devem cair 20 por cento. Meu comentário:

Nenhum comentário: