terça-feira, 2 de junho de 2020

Brasil tem novo recorde de mortes e OPAS adverte para risco de reabrir

Com mil 262 mortes em 24 horas, o Brasil bateu um novo recorde e chegou a um total de 31.309 e mais de 558 mil casos confirmados da pandemia do novo coronavírus no momento em que, sob a pressão da crise econômica, as grandes cidades do país começam a retomar suas atividades. 

Mas os epidemiologistas advertem que aliviar as medidas de isolamento físico enquanto as curvas de infecção e do número de mortes estão subindo vai causar mais contaminação, dor e sofrimento. Houve 28,9 mil casos novos em 24 horas. Talvez seja cedo demais para abrir.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) fez um apelo a governadores e prefeitos não só para que mantenham as medidas de confinamento, mas para que se perguntem: o que podemos fazer melhor? As próximas semanas serão cruciais no Brasil. 

A OPAS alertou para a ameaça que representam as aglomerações do fim de semana em manifestações contra e a favor do governo Jair Bolsonaro.


No mundo inteiro, o total de casos se aproxima de 6 milhões e meio, com mais de 382 mil mortes e 3,01 milhão de pacientes curados. Dos casos encerrados, 11% terminaram em morte, uma redução de um ponto percentual. 

Os Estados Unidos têm 1,881 milhão de casos confirmados e mais de 108 mil mortes. Todos os estados americanos relaxaram as medidas de isolamento social. 

A onda de protestos contra o racismo e a violência social deflagrados pela morte de um homem negro, George Floyd, por um policial branco há oito dias, tomou conta de 75 cidades americanas. Pode causar uma nova onda de contaminação. Pelo menos dez pessoas foram mortas durante os protestos.

O presidente Donald Trump foi muito criticado por mandar a polícia dispersar uma manifestação pacífica diante da Casa Branca para ir a uma igreja tirar uma foto com uma Bíblia na mão. 

Em pesquisa do instituto Ipsos para a agência Reuters, 64 por cento dos entrevistados aprovaram as manifestações antirracistas e 55 por cento reprovaram a reação de Trump. O ex-presidente George Walker Bush declarou que quem se opõe aos manifestantes não entende o que são os EUA.

O Escritório de Orçamento do Congresso, um órgão bipartidário, prevê que serão necessários dez anos para a plena recuperação da economia americana.

Pela primeira vez desde março, a Espanha não teve mortes pelo coronavírus no domingo.
Na França, Paris reabriu cafés, bares e restaurantes. Como a cidade está na zona laranja, onde ainda há problemas, todo o atendimento é na área externa.

De acordo como jornal inglês Financial Times, um dos principais diários econômicos do mundo, o Brasil sofre uma grande fuga de capital. Meu comentário:

Nenhum comentário: