O vice-líder republicado no Senado, Jon Kyl, declarou neste domingo que o partido vai tentar bloquear a aprovação do Plano de Recuperação e Reinvestimento do governo Barack Obama, de US$ 819 bilhões, aprovado pela Câmara na quarta-feita passada sem nenhum voto favorável da bancada republicana.
"Serão necessários 60 votos para aprovar a matéria", disse Kyl em entrevista ao canal de notícias conservador Fox News. Isso significa que os republicanos vão usar todas as manobras regimentais para adiar a votação, por exemplo, fazendo discursos intermináveis.
Pelo regimento interno do Senado americano, neste caso, a maioria precisa reunir 60 votos para interromper o debate e dar início à votação.
O Partido Democrata não tem 60 votos no Senado. Obama precisará do apoio de alguns de seus ex-colegas republicanos. A votação do pacote marca o fim de lua-de-mel de Washington com o novo presidente. Apesar das promessas de campanha, o bipartidarismo está de volta à capital dos Estados Unidos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário