domingo, 22 de fevereiro de 2009

Explosão mata 74 mineiros de carvão na China

Uma explosão em uma das minas de carvão considerada das mais modernas e seguras da China matou pelo menos 74 mineiros. Dezenas estão soterrados e 114 foram hospitalizados, seis em estado grave.

O presidente Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao pediram prioridade máxima para salvar os que ficaram soterrados.

A mina de Tunlã, próxima da capital da província de Xanxi, não tinha um acidente há cinco anos. Mas, no ano passado, cerca de 3,2 mil mineiros chineses morreram em acidentes, e isso foi uma queda de 15% em relação a 2007.

O carvão é a principal fonte de energia na China. Isso tem um custo ambiental alto. É o que fez a China superar os Estados Unidos e se tornar o maior emissor de gases carbônicos, que provocam o agravamento do efeito estufa e o aquecimento do planeta.

Na visita que acaba de fazer à China, no fim de uma viagem à Ásia, sua primeira como secretária de Estado, Hillary Clinton inaugura uma usina termoelétrica de gás, um pouco menos poluente.

Hillary pediu o apoio da China para combater a crise econômica global, o aquecimento global e o programa de armas nucleares da Coreia do Norte. Não falou sobre direitos humanos e outras questões que incomodam o Partido Comunista chinês. Talvez queira criar uma relação de trabalho com o governo da superpotência ascendente.

Nenhum comentário: