Como o Querido Líder Kim Jong Il sofreu um acidente vascular cerebral em agosto, os EUA temem que uma luta pela sucessão no fechado regime stalinista da Coréia do Norte leve a uma radicalização no momento em que o Sul tem um presidente linha-dura.
Em visita a Seul, a secretaria da Estado defendeu a desnuclearização da península coreana e comparou a prosperidade dos dois lados do Paralelo 38º N para dizer que o progresso da Coreia do Norte só depende de seu governo.
Hillary chegou hoje à China, última escala de sua primeira viagem, que destaca a Ásia como pólo de poder em ascensão na política internacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário