A segunda maior economia do mundo sofreu uma contração de 3,3% no último trimestre de 2008. Neste ritmo, o país perderia 12,7% do produto interno bruto em um ano, três vezes mais do que os Estados Unidos e duas vezes mais do na Europa.
Foi o pior resultado desde 1974, quando o Japão sofreu o impacto da primeira crise do petróleo, já que importa todo o petróleo que consome.
O governo do Japão já anuncia o lançamento de um terceiro plano de estímulo econômico, agora de valor equivalente a mais de US$ 100 bilhões.
Com a crise econômica global, as vendas japonesas para os Estados Unidos, a Europa e o resto da Ásia, sobretudo da China, desabaram. Depois de caírem 36% em dezembro, caíram mais 46% nos primeiros 20 dias de janeiro de 2009, na comparação com o mesmo período no ano anterior.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário