segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Submarinos nucleares se chocam no Atlântico

Dois submarinos nucleares, um da França e outro do Reino Unido, colidiram no fundo do Oceano Atlântico em 4 de fevereiro de 2009, mas a notícia só foi confirmada oficialmente hoje. Não houve feridos entre os 250 marinheiros a bordo, nem vazamento de radioatividade, afirmaram os dois governos.

O submarino francês Le Triomphant e o britânico Vanguard, ambos equipados com armas atômicas, faziam um patrulhamento de rotina quando bateram.

Em declaração oficial, o comandante da Marinha Real britânica, almirante Jonathan Band, disse que "os submarinos entraram em contato a velocidades muito baixas. Não houve feridos, vazamento de radioatividade nem comprometimento da segurança nuclear. O Vanguard retornou em segurança, com suas próprias forças, para sua base, em Faslane, na Escócia".

A Marinha da França admitira em 6 de fevereiro que Le Triomphant havia sido atingido, mas acreditava que tivesse sido por um contêiner de carga. Ele voltou à base, em Brest, na França, com o equipamento de sonar danificado. O sonar é um sistema de orientação baseado em ultrassons.

Não está explicado como dois submarinos de alta tecnologia bateram sem perceber a presença um do outro.

Foi o pior acidente com um submarino nuclear desde o naufrágio do Kursk, da Rússia, em 2000, quando todos os 118 tripulantes morreram.

Nenhum comentário: