sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Chávez aposta tudo na reeleição ilimitada

O caudilho venezuelano Hugo Chávez aposta todas as suas fichas no referendo deste domingo para aprovar a reeleição sem limites do presidente da Venezuela. Ele pretende ficar no poder até 2030 para levar adiante sua revolução bolivarista.

Para atingir seu objetivo, Chávez usou a máquina do Estado e mobilizou os beneficiários pelos programas sociais de seu governo, as missões, proibiu manifestações e intimidou a oposição.

Talvez o caudilho tenha calculado que este seria o melhor momento para colocar seu futuro em votação, antes que a crise econômica global, que derrubou o preço do barril de petróleo de US$ 147,50 para pouco mais de US$ 40 abale as finanças do Estado venezuelano, atrapalhando seu nacionalismo energético.

Chávez já está negociando com grandes empresas petrolíferas transnacionais. Muitas tiveram seus negócios expropriados na Venezuela ou foram obrigadas a fazer contratos dando maioria de 60% à companha estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PdVSA). Agora, estão sendo convocadas porque o país precisa de investimento estrangeiro para explorar novos campos e aumentar a produção.

A Venezuela enfrenta ainda uma inflação de 30% ao ano, tem problemas de desabastecimento e o maior índice de homicídios da América Latina.

É neste cenário que o presidente busca a reeleição ilimitada - e as pesquisas indicam que deve conseguir.

Nenhum comentário: