Ao chegar a Tóquio na primeira escala de sua primeira viagem como secretária de Estado, Hillary Clinton acaba de assinar um acordo com o governo do Japão para retirar 8 mil fuzileiros navais estacionados em Okinawa e de advertir o regime comunista da Coreia do Norte a não testar um míssil de longo alcance.
Os fuzileiros navais serão reassentados na ilha de Guam.
Outros temas importantes na pauta EUA-Japão são a crise econômica global, que afeta duramente as duas maiores economias do mundo, o programa nuclear da Coreia do Norte, a situação no Paquistão e no Afeganistão, e o patrulhamento das águas próximas ao Chifre da África, infestadas pelos piratas da Somália.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário