domingo, 15 de fevereiro de 2009

Chávez vence referendo sobre reeleição ilimitada

A Comissão Nacional Eleitoral da Venezuela acaba de anunciar que o sim venceu o referendo sobre a reeleição sem limites do presidente da República e de outros cargos eletivos. Com 54% dos votos apurados até agora, o sim teria uma vantagem irreversível.

É uma vitória do presidente Hugo Chávez, que já manifestou a intenção de ficar no poder até 2030 para levar adiante sua revolução bolivarista e implantar o que chama de "socialismo do século 21".

O caudilho venezuelano acaba de conquistar o direito de continuar na presidência, desde que continue ganhando eleições. Em 10 anos de governo, Chávez só perdeu o referendo constitucional do final de 2007, que previa a reeleição sem limites e mudava o regime de propriedade, na marcha para o socialismo.

Chávez é um político caciquista e autoritário, com todas as características do cesarismo ou bonapartismo: um chefe militar com indiscutível apelo popular, um líder de massas carismático, mas com um viés claramente autoritário e militarista. Não tolera a dissidência. Trata adversários políticos como inimigos. E alimenta um culto da sua personalidade.

Suas políticas sociais promoveram a inclusão de milhões de venezuelanos, o que já é uma revolução. Mas, ao abalar as estruturas constitucionais do país, mudando repetidas vezes as regras do jogo, inclusive a Constituição de 1999, base das primeiras reformas chavistas, o caudilho não cria instituições que consolidem e tornem permanentes as reformas socializantes que propõem.

Com seu narcisismo exacerbado, Chávez acredita que a revolução bolivarista depende dele. É ele. O comandante fica.

Nenhum comentário: