sábado, 21 de fevereiro de 2009

Iraque reforma e reabre prisão de Abu Ghraib

Sob nova direção: o governo do Iraque reabriu hoje a temida prisão de Abu Ghraib, mal-afamada como centro de tortura desde a ditadura de Saddam Hussein e também sob a ocupação militar americana.

O presídio foi reformado e mudou de nome. Agora, se chama Prisão Central de Bagdá e tem instalações que a elevam aos melhores padrões internacionais, como clínica médica e dentária, laboratório, fábrica de roupas para que os detentos possam fazer suas roupas, mesquita, barbearia e até um chafariz.

Sob a ditadura de Saddam, a prisão de Abu Ghraib chegou a ter 60 mil detentos. Era cenário de tortura e execuções sumárias.

Sob o comando de George W. Bush, em maio de 2004, pouco mais de um ano depois da invasão americana de março de 2003, que levou há queda de Saddam em 9 de abril, foram divulgadas fotos de soldados americanos torturando iraquianos, com choques, cães e abusos sexuais.

As fotos de Abu Ghraib, com prisioneiros nus embolados no chão, cães e um homem encapuzado ligado e fios elétricos, percorreram o mundo desmoralizaram ainda mais a intervenção militar de Bush no Iraque. Já estava deslegitimada pela constatação de que Saddam não escondia armas de destruição em massa, principal justificativa oficial da invasão.

Nenhum comentário: