Sob impacto da crise financeira global, as exportações do Japão sofreram uma queda recorde de 45,7% em janeiro. Pelo quinto mês seguido, a segunda maior economia do mundo teve saldo comercial negativo, desta vez de US$ 9,84 bilhões.
As importações caíram 31,7%, mas não foi suficiente para equilibrar a derrubada das exportações.
Em visita recente, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, observou que o Japão era "especialmente vulnerável" por depender tanto das exportações.
As vendas para os EUA caíram 52,9%; para a Europa, 47,4%; para a Ásia 46,7%. Nos três casos, foram as maiores quedas até hoje.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário