domingo, 8 de fevereiro de 2009

Khatami desafia Ahmadinejad e lança candidatura

Num desafio ao atual presidente linha-dura Mahmoud Ahmadinejad, o ex-presidente reformista Mohamed Khatami (1997-2005) vai se lançar candidato à Presidência do Irã este ano, o que cria uma alternativa no momento em que o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia um diálogo direto com a república islâmica.

Nos seus dois mandatos, Khatami buscou uma reaproximação com o Ocidente e um "diálogo entre civilizações". Mas não teve apoio nem dentro do regime iraniano, onde os radicais usam o anti-americanismo na briga política interna, nem nos EUA, que o viam como um líder fraco, sem o poder real, concentrado no Conselho dos Anciães, no Supremo Líder Espiritual da Revolução Iraniana e na Guarda Revolucionária.

Ahmadinejad buscou desde o início uma política de confrontação com o Ocidente e de ameaças a Israel, que promete "varrer do mapa". Como o Irã está desenvolvendo armas nucleares, há fortes suspeitas de que esteja falando sério, o que causa sérias preocupações nos EUA e em Israel.

O governo israelense teria chegado a pedir a Bush armas especiais do arsenal nuclear dos EUA para penetrar no solo e destruir fortalezas subterrâneas, com o objetivo de neutralizar o programa atômico de Teerã.

Nenhum comentário: