terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Greenspan já admite estatização de bancos

O Sumo Sacerdote do livre mercado faz seu mea culpa.

Em entrevista ao jornal Financial Times, o ex-presidente da Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, Alan Greenspan reconhece que o governo americano pode ser obrigado a estatizar os bancos para estabilizar o mercado financeiro e restabelecer o fluxo de crédito.

”Pode ser necessário nacionalizar temporariamente alguns bancos para facilitar uma reestruturação ordeira e rápida", disse Greenspan, com uma ressalva: "Entendo que isso se faz uma vez em cem anos". Seria a menos ruim das opções políticas remanescentes.

Durante 14 meses, sob a presidência de Greenspan, o Fed manteve sua taxa básica de juros em 1% para evitar que o trauma dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 agravasse a recessão causada pelo estouro da bolha financeira das empresas da Internet.

Ele também é responsável pela falta de regulamentação do mercado financeiro. Deixou, por exemplo, de fiscalizar os bancos de investimentos porque "achava que era do autointeresse dos bancos preservar seu próprio negócio".

Greenspan, antes endeusado pelos mercados, é um dos principais responsáveis pela bolha que não para de explodir na cara de todos nós.

Nenhum comentário: